Terapia gênica

Terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer e pode ser aplicado a qualquer procedimento terapêutico em que sequências nucleotídicas são intencionalmente introduzidas ou modificadas em células/tecidos humanos.





          Com o avanço no campo da genética humana a terapia genética proporciona melhoras no tratamento da doença de Alzheimer (DA), que consiste na aplicação de modernas técnicas de genética molecular resultou na identificação de possíveis genes causadores da DA, mas também permitiu que se estabelecessem certas hipóteses sobre as causas e a evolução da patologia.
          Considerando que caso seja possível usar a terapia gênica na DA precisamos tratar de uma série de problemas éticos que não devem ser relegados ao esquecimento. Entre outros: a confidencialidade dos dados, a decisão de ficar ou não a par desses dados, o consentimento informado sobre algumas decisões a partir dos referidos dados, o assessoramento psicológico sobre os resultados dos ditos testes genéticos, etc.
          A Terapia Genética, consiste em vantagens e desvantagens,por sua vez encontra-se disponível para todas as pessoas,  permitindo curar determinadas doenças que anteriormente não tinham cura possível, além de reparar o sistema imunitário e manter a imunidade existente. Vale ressaltar ainda que o internamento hospitalar apenas dura cerca de 1 mês, entretanto há possibilidade de induzir um tumor se o DNA for introduzido no gene errado,  também podendo levar a variação de genes, gerando distúrbios.
Alguns dos casos que ocorrem mais comumente são, tais como doença cardíaca, pressão arterial elevada, a doença de Alzheimer, artrite, e diabetes, são causados por essas variações dos efeitos combinados de muitos genes. Esses casos seriam especialmente difíceis de tratar eficazmente usando terapia genética. Além de criar problemas com a integração do DNA terapêutico dentro do genoma e a rápida divisão natural de muitas células previne a terapia genética de completar seus termos benéficos. Levando os pacientes a serem submetidos à terapias genéticas inúmeras vezes.

FONTES:





No Response to "Terapia gênica"

Postar um comentário