Células Tronco

Conceito : Células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.Uma célula-tronco é essencialmente o bloco de construção do corpo humano. As células-tronco dentro de um embrião eventualmente crescerão em cada célula, órgão e tecido no corpo do feto. Diferente de uma célula regular, que pode apenas se replicar para criar mais de seu próprio tipo de célula, uma célula-tronco é pluripotente. Quando se divide, ela pode formar qualquer uma das 220 diferentes células no corpo humano. As células-tronco têm também a capacidade de auto-replicação, ou seja, elas podem gerar copias idênticas de si mesmas.






Há dois tipos de células-tronco: células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. Células-tronco embrionárias vêm de um embrião - a massa de células na primeira fase no desenvolvimento humano que, se implantada no útero feminino, eventualmente desenvolverá um feto. Quando o embrião está entre o terceiro e o quinto dia de idade, ele contém células-tronco, que estão trabalhando para criar os vários órgãos e tecidos que formarão o feto. (dentro de um embrião que tem aproximadamente o tamanho do ponto final desta frase, há dezenas de células-tronco). Os adultos também têm células-tronco no coração, cérebro, medula óssea, pulmões e outros órgãos. Eles são nossos kits de reparos embutidos, regenerando células danificadas por doenças, ferimentos e desgaste diário. As células-tronco adultas já foram vistas como sendo mais limitadas, apenas desenvolvendo os mesmos tecidos de onde se originavam. Mas novas pesquisas sugerem que células-tronco adultas podem ter o potencial de gerar outros tipos de células.
Técnicas: As células-tronco podem ser obtidas mediante três técnicas diferentes, sendo estas a clonagem terapêutica, a pluripotência induzida e por meio de embriões congelados.
A Clonagem Terapêutica é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. A partir da fusão inicia-se o processo de divisão celular, na primeira fase 16-32 são consideradas células totipotentes. Na segunda fase 32-64 serão células pluripotentes, blastocisto que serão retiradas as células-tronco para diferenciação, in vitro, dos tecidos que se pretende produzir.
As células obtidas pela pluripotência induzida são idênticas às cobiçadas células-tronco embrionárias, com a vantagem de que não necessitam de embriões para sua obtenção. Em vez disso, a pluripotência (capacidade para se transformar em qualquer tecido do organismo) é induzida “artificialmente” em uma célula adulta, por meio da reprogramação de seu DNA.A técnica não reduz a importância do estudo das células embrionárias “autênticas”, mas diminui a necessidade de destruir embriões para a produção de novas linhagens pluripotentes. Além de facilitar imensamente a produção de células-tronco oriundas dos próprios pacientes, já que não há limite no número de células adultas que podem ser reprogramadas nem é preciso passar pelas complicações técnicas (e éticas) de fabricar ou clonar um embrião para pesquisa.
A utilização de embriões congelados se dá apartir de óvulos fertilizados em clinicas de reprodução assistida que se dividem em um tubo de ensaio por alguns dias.Após cerca de cinco dias, elas chegam a um estagio conhecido como blastócito, com cerca de uma centena de células.Nesse estágio, o embrião é destruído e as células-tronco são removidas.
Vantagens : As vantagens da utilização de células-tronco são incontáveis, pois as células-tronco são totipotentes, ou seja, podem dar origem a qualquer outra célula do nosso corpo. Assim, podem potencialmente ser usadas para substituir desde células defeituosas até mesmo órgãos, o que poderá permitir o tratamento de doenças cardíacas, doença de Alzheimer, Parkinson, câncer, além da reconstituição de medula óssea, de tecidos queimados ou tecidos destruídos etc, sem o risco da rejeição, caso o doador seja o próprio beneficiado com a técnica. Mas a principal limitação é que no caso de doenças genéticas, o doador não pode ser a própria pessoa porque todas as suas células têm o mesmo defeito genético.
As células-tronco podem ser encontradas mais comumente em duas regiões do corpo: na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, que permanece na placenta após o nascimento do bebê. E elas podem ser uma alternativa, por exemplo, para os casos de leucemia, em que o transplante de medula óssea nem sempre pode ser realizado, embora seja um procedimento de sucesso. Já com o sangue do cordão umbilical congelado, as células-tronco ficam disponíveis para serem usadas em casos como esse durante, pelo menos, 15 anos após a coleta, embora alguns estudos considerem a possibilidade de estocagem por até 50 anos. Além dessa vantagem, nesse tipo de transplante não há risco de rejeição, uma vez que as células provêm do próprio paciente.
Desvantagens e Bioética : Em contrapartida, há algumas desvantagens na utilização de células-tronco no que se refere ao quesito bioética, que discute a adoção de princípios éticos e/ou critérios na pesquisa científica. Coloca-se portanto a questão ética quanto à consecução dessas células-tronco a partir de embriões humanos, uma vez que, no ato de extração, os embriões são destruídos, gerando polêmica no meio científico, religioso, filosófico e jurídico,afinal :O embrião é uma vida? O sacrifício do embrião doador destas células totipotenciais, ou mesmo pluripotenciais, cria uma situação extremamente delicada e de difícil consenso. Por estas razões apontadas, esta revisão do possível aproveitamento dessas células, a partir desse momento passa a ser exclusivamente direcionada ao estudo das células-tronco adultas,que são treinadas para agir como células-tronco embrionárias, ao invés de criar um novo embrião. No entanto, elas não são tão pluripotentes como as células-tronco embrionárias. Novas pesquisas sugerem que células-tronco adultas podem ser mais flexíveis ao que os cientistas imaginam. Mesmo que os resultados dos debates favoreçam o uso das células-tronco, provavelmente levará algumas décadas até que as terapias das células sejam amplamente usadas.





No Response to "Células Tronco"

Postar um comentário